segunda-feira, 18 de junho de 2012

Os desafios da Educação no século XXI


             De acordo   com o professor Pedro Demo, o educador  deve ter a liberdade de criar sua aulas, pesquisar e produzir  seus próprios materiais, pois isto estimula o professor fazendo com que seu aluno também aprenda a pesquisar, produzir.Dessa forma, ao perceber a escola como instituição à parte do seu mundo, ainda com aspectos antigos, sentados em carteiras enfileiradas, de frente para o quadro, anotando as informações em cadernos e ouvindo o professor reproduzir histórias retiradas de livros que já saem desatualizados das gráficas. Consideram-na como algo irrelevante em suas vidas cotidianas, em um paradoxo com as sensações e oportunidades oferecidas pelo universo multimídia exterior
    Concordo com o entrevistado quanto deixa bem claro que o professor da sala de aula deve aprender bem, através de estudos e pesquisas , para que seu aluno também aprenda.Em sua fala relata a importância dos professores terem a consciência de que se seus planos de aula são copiados, os alunos não demonstrarão tanta vontade em aprender, devido a falta de motivação do professor.
    O mundo está mudando rapidamente, e os alunos também. Segundo WIM VEEN, em seu livro “Homo zappiens -Educando na era digital”, essa nova “espécie” de jovens cresceu usando intensamente múltiplos meios da tecnologia. Esses recursos permitiram às crianças de hoje terem controle sobre o fluxo de informações, lidarem com informações descontinuadas, com sobrecarga de informações, mesclar comunidades virtuais e reais, comunicar-se em rede, de acordo com as suas necessidades.


.
    


Nenhum comentário:

Postar um comentário